Estimulação Elétrica por Corrente Contínua - E T C C
A Estimulação Elétrica por Corrente Contínua consiste em um método de estimulação cerebral não invasivo. Nele, dois eletrodos embebidos em solução salina são posicionados sobre o couro cabeludo e uma corrente elétrica, de baixíssima intensidade, percorre o caminho entre os eletrodos, atravessando o couro cabeludo e calota craniana, chegando em áreas cerebrais específicas.
Como se sabe, nosso Sistema Nervoso Central trabalha a base de impulsos elétricos. Através da ETCC somos capazes de estimular ou inibir áreas específicas do cérebro e, com isso, tratar vários distúrbios neuropsiquiátricos, como depressão, ansiedade, fissura e distúrbios cognitivos.
A técnica possui alto perfil de segurança e os eventos adversos mais comuns são relacionados ao local de aplicação, como irritação e vermelhidão no local de aplicação dos eletrodos. Dor de cabeça também é um efeito adverso possível. Por ser uma corrente de baixa intensidade (1 a 2 mA) o método é seguro e realizado em âmbito ambulatorial. As aplicações têm duração média de 20 minutos e podem ser realizadas em dias consecutivos. O número de sessões depende do protocolo de tratamento.